segunda-feira, 23 de abril de 2012

A Instrução da Deusa



Quando necessitar de alguma coisa, uma vez no mês e é melhor que seja quando a lua estiver cheia, deverá reunir-se em algum local secreto e adorar meu espírito que é a rainha de todos os sábios. Você estará livre da escravidão e, como sinal de sua liberdade, apresentar-se-á nu em seus ritos. Cante, dance e festeje, faça música e amor, todos em minha presença, pois meu é o êxtase do espírito e minha é a alegria sobre a terra. Pois minha é a lei do amor para todos os seres. Meu segredo que é que abre a porta da juventude e minha é a taça do vinho da vida, que é o caldeirão de Ceridwen, que é o graal da imortalidade. Eu concedo a sabedoria do espírito eterno e, além da morte, dou a paz e a liberdade e o reencontro com aqueles se foram antes. Nem tampouco exijo algum tipo de sacrifício, pois saiba eu sou a mãe de todas as coisas e meu amor é derramado sobre a terra

Eu que sou a beleza da terra verde e da lua branca entre as estrelas e os mistérios da água, invoco seu espírito para que desperte e venha até mim. Pois sou o espírito da natureza que dá a vida ao universo. De mim todas as coisas vêm e a mim todas as coisas devem retornar. Que a adoração a mim esteja no coração daquele que rejubila, pois saiba, que todos os atos de amor e prazer são meus rituais. Que haja beleza e força, poder e compaixão, jubilo e reverência dentro de você. E você que busca conhecer-me saiba que a sua procura e ânsia serão em vão, ao menos que você conheça o mistério: pois se aquilo o que busca não se encontrar dentro de você, nunca encontrará fora. Saiba, pois que estou com você desde o inicio dos tempos, e sou aquela que é alcançada ao fim do desejo. 

segunda-feira, 2 de abril de 2012

2012, Fim? ou Recomeço?



Olá Caros Leitores

Hoje falarei com voces um pouco sobre esta polêmica de 2012, pois é um assunto que ainda deixa muito a desejar, bem como sabemos o antigo calendario Maia termina dia 21 de Dezembro de 2012 mas porquê? seria mesmo o fim do mundo?

Então agora vou falar o que penso sobre o assunto.

Desde o ano passado, eu comecei a estudar sobre isso, comecei a ler, assistir documentarios e assim por diante, bem eu não creio que o mundo vai acabar, assim literalmente, na verdade eu creio que muitos costumes tradicionais serão renovados, voltando pro lado espiritual da coisa, sabemos que estamos saindo da Era de Peixes (Que muitos acreditam ser a era de Cristo) e entrando na Era de Aquário, mas o que vai acontecer na Era de aquario? na verdade ninguém sabe ao certo, o que temos por ai, são um monte de teorias, sabemos, ou sentimos que algo vai acontecer, e é porque vai, porém não sabemos o que, alguns dizem sobre um grande despertar espiritual, o que seria maravilhoso, outros falam que estariamos saindo da dimensão 3D e entrando na 4 e 5D, e ainda tem os que acreditam que é o fim de tudo rsrs.

Então, eu creio que a Era de Aquário esta ai, realmente para um despertar as antigas praticas religiosas, a terra estará se regenerando, se curando de todo o mal causado pelo homem, e para que isso aconteca, muitas pessoas, deveriam partir, bem de acordo com meus estudos, muitas pessoas que não estivessem preparadas para esta Era, deveriam partir, e muitas catástrofes aconteceriam, o que levaria muitas pessoas a acreditarem em um fim apocaliptico, mas antes da cura, sempre tem a dor, e as pessoas preparadas, então viveriam nesta Era, porém esta também pode ser apenas mais uma teoria, enfim é a que eu achei mais sensata, o que temos certeza é de algo está para acontecer, e só saberemos ao certo quando realmente acontecer. então até lá vamos tentar, sermos melhores a cada dia, para que possamos ser abençoados pelos deuses, para esta nova Era que vem...


Bençãos Plenas 







Deusa Mãe


O período neolítico não conhecia deuses - vigorava o matriarcado, com a Deusa-Mãe. O conceito de paterno inexistia e a moral, a ciência e a religião ocupavam a mesma esfera. Com a instituição do patriarcado, o cálice foi derramado através da espada, relegando o elemento feminino. Com o fim da era de Peixes, tipicamente masculina, o reinado feminino retorna em Aquário para resgatar Sofia, o arquétipo da Sabedoria. Assim como o Taoísmo primitivo, todas as religiões ancestrais visualizavam o Universo como uma generosa Mãe. Nada mais natural: não é do ventre delas que saímos? De acordo com o mito universal da Criação, tudo teria saído dela.

Entre os egípcios, era chamada de Nuit, a Noite. "Eu sou o que é, o que será e o que foi. Para os gregos era Gaia - Mãe de tudo, inclusive de Urano, o Céu. Entretanto, ela não era apenas fonte de vida, como também senhora da morte. O culto a Grande- Mãe era a religião mais difundida nas sociedades primitivas. Descobertas arqueológicas realizadas em sítios neolíticos testificam a existência de uma sociedade agrícola pré-histórica bastante avançada, na região da Europa e Oriente Médio, onde homens e mulheres viviam em harmonia e o culto à Deusa era a religião. Não há evidências de armas ou estruturas defensivas, onde se conclui que esta era uma sociedade pacífica. Também não há representações, em sua arte, de guerreiros matando-se uns aos outros, mas pinturas representando a natureza e uma grande quantidade de esculturas representando o corpo feminino.

Essas esculturas também foram encontradas em Creta, datadas de 2.000 a.C. Na sociedade cretense as mulheres exerciam as mais diversas profissões, sendo desde sacerdotisas até chefes de navio. Platão conta que nesta sociedade, a última matrifocal de que se tem notícia, toda a vida era permeada por uma ardente fé na natureza, fonte de toda a criação e harmonia. Segundo historiadores, a passagem para o patriarcado deu-se em várias esferas. Na velha Europa, a sociedade que cultuava a Deusa foi vítima do ataque de poderosos guerreiros orientais - os kurgans. O Cálice foi derrubado pelo poder da Espada. Outro fator decisivo para tal transformação foi o crescimento da população, que levou as sociedades arcaicas à "domesticação da terra". Os homens tinham que dominar a natureza, para obrigá-la a produzir o que queriam. Com a descoberta de que o sêmen do homem é que fecunda a mulher(acreditava-se que esta gerasse filhos sozinha), estabeleceu-se o culto ao falo, sendo este difundido pela Europa, Egito, Grécia e Ásia, atingindo o seu ápice na Índia. Com o advento do monoteísmo, e patriarcado - e a conseqüente dominação da mulher - o culto ao falo estabeleceu-se em definitivo. "O monoteísmo não é apenas uma religião, é uma relação de poder. A crença numa única divindade cria uma hierarquia - de um Deus acima dos outros, do mais forte sobre o mais fraco, do crente sobre o não-crente."

Jeová, Deus dos Hebreus, em cujos mandamentos assentam-se as raízes da nossa civilização judaico-cristã - é o melhor exemplo do Deus patriarcal. Ele é um Deus guerreiro, que esmaga os inimigos do seu povo eleito com toda a sua força poderosa, esperando em troca fidelidade e obediência aos seus mandamentos. Ele trabalha com o medo. O mito de Lilith mostra bem essa passagem do matriarcado para o patriarcado. Recusando-se a submeter-se à Adão, tentava igualdade com ele. "Por que devo deitar-me sob ti?" - ela questiona, e é punida por Jeová, que envia um anjo para expulsá-la do Paraíso. Blasfemando e criando asas, numa demonstração de liberdade, Lilith abandona o Paraíso e voa para o Mar Vermelho, onde dá início a uma dinastia de demônios. Mas Adão fica, e sente-se só. Jeová então cria Eva, a mulher, condenada eternamente à inferioridade. Como enunciava Santo Agostinho, a mulher não era a imagem de Deus - apenas o homem era. Ela era, no máximo, a imagem de uma costela. Embora a personagem do Deus cristão seja bem mais suave do que seu antecessor - o Deus de Jesus é piedoso e compreensivo, enquanto Jeová distribui medo e castigos, na opinião de muitos a totalidade feminina encontra-se cindida na mitologia cristã: maternidade e sexualidade. A Virgem e Maria Madalena. Nos Evangelhos Apócrifos, Madalena é tida como líder ativa no discipulado de Cristo. O Evangelho de Felipe relata a união do homem e da mulher como símbolo de cura e paz, e estende-se ao relacionamento de Cristo e Madalena, a companheira do Salvador.












Contrapondo-se à figura de Madalena, a Virgem está associada apenas ao lado maternal do feminino, estático e protetor. Sempre retratada através da Virgem, de Madalena, Hera, Ísis, Deméter, Atena, Diana, a Lua, a Natureza, Hécate, Afrodite, Lilith e tantas outras, a figura da Deusa vem ressurgindo, cada vez mais e com mais força.

Blessings

O Que é Neopaganismo


Um movimento religioso/espiritualista/ecológico que vem crescendo consideravelmente nos últimos anos por todo o mundo, e principalmente nos Estados Unidos. Com certeza você já tem uma idéia fundamentada sobre a palavra. Se vieram à sua cabeça expressões como "não batizado", "satanista", e "anti-Cristo", isto é sinal de que você chegou aqui na hora certa. Esqueça todos esses conceitos da aula de Crisma...a palavra Pagão vem do latim Paganus, que quer dizer "aquele que vive no campo", ou "aquele que vive do campo". Chamamos de povos Pagãos, aqueles que na Antigüidade tinham nos campos e plantações seu sustento, a base de sua vida. A Terra era, portanto, sagrada para eles. Toda a sua cultura e religião girava em torno da Natureza: a época das colheitas, as estações, os Solstícios, etc.

Muitos dos povos Pagãos eram politeístas, atribuindo aos deuses, faces da Natureza com que conviviam. Assim, havia o deus do Sol, a deusa da Lua. o deus da caça, a deusa da fertilidade, etc. Foram Pagãos os povos Gregos, Romanos e Celtas, por exemplo. Uma característica muito marcante da religião Pagã é a existência de deuses e deusas, às vezes com igual poder, e muitas vezes tendo-se a figura feminina como dominante.

Tomemos os povos Celtas por exemplo. Antes de serem influenciados pelo Cristianismo, sua cultura era totalmente matriarcal. As cerimônias religiosas eram conduzidas por sacerdotisas, a medicina era praticada pelas curandeiras, as decisões tomadas pelas Sonhadoras, e o deus não passava do Consorte da Deusa, a Grande Mãe. Como religião, o Paganismo busca, portanto, o equilíbrio, o casamento perfeito entre masculino e feminino, tanto no mundo exterior como dentro de cada indivíduo.


O Neopaganismo busca reviver o modo de vida desses povos. Paganismo porque retoma suas crenças a práticas, e Neo, porque tem que se adaptar ao novo modo de produção Capitalista, e muitas vezes à vida urbana. Milhares de pessoas em todo o mundo passam a olhar para a Lua de uma maneira diferente, e a celebrar as estações mais uma vez. As árvores voltam a ser sagradas, e as fogueiras da Primavera são reacesas. Ser Neopagão é estar na Terra, e tê-la dentro de si mesmo.

"Let the Truth be Heard"
We are not evil.
We don't harm or seduce people.
We are not dangerous.
We are ordinary people like you.
We have families, jobs, hopes, and dreams.
We are not a cult.
This religion is not a joke.
We are not what you think we are from looking at T.V.
We are real.
We laugh, we cry.
We are serious.
We have a sense of humor.
You don't have to be afraid of us.
We don't want to convert you.
And please don't try to convert us.
Just give us the same right we give you - to live in peace.
We are much more similar to you than you think.

-Margot Adler-

Religiões Neopagãs

Há hoje no mundo um número razoavelmente grande de religiões Neopagãs, sendo uma das maiores a denominada Wicca. Wicca corresponde a Bruxaria, a Arte dos Sábios, ou simplesmente A Arte (The Craft). A palavra Wicca vem do Inglês arcaico, e quer dizer Pessoa Sábia (Wise One). Bruxos e Bruxas no mundo todo tornam-se cada vez mais evidentes, e saem do ‘armário das vassouras' cada vez com mais freqüência e facilidade.



O principal lema da Bruxaria é 'An it Harms None, Do as You Will, ou seja, desde que não prejudiques ninguém, faças como quiseres. Nós da bruxaria, praticamos magia, através de feitiços e rituais, que variam de acordo com a tradição. Algumas tradições da Bruxaria são:

Gardnerian Wicca- Tradição que data de 1954 aproximadamente, fundada por Geral Gardner, um dos primeiros Wiccanianos a se revelarem no mundo. É uma tradição ortodoxa e secretiva. Seus rituais são sempre realizados com as pessoas nuas.

Faery Wicca - Tradição relativamente nova, que busca contato com o povo das fadas, e utiliza-se de familiares nos rituais. É uma tradição muito bela, com alguma influência céltica e vários traços de Xamanismo.

Stregha - Bruxaria italiana. Não conheço muito sobre esta tradição, contribuições serão bem vindas. Há uma infinidade de outras tradições (Celtic, Cabot, Alexandrian, Dianic, etc.) e seria impossível listar todas aqui.

Outras religiões pagãs são: Asatru, Xamanismo, etc.






Ritual do Sabbat Mabon


Comece fazendo um círculo com cerca de 3m de diâmetro. No centro, erga um altar voltado para o norte. Sobre ele coloque uma vela da cor apropriada do Sabbat, um cálice com água, uma faca, um prato de sal, pó ou areia, um sino de altar consagrado e um incensório.

Enfeite o altar com a decoração tradicional sagrada, como bolotas, pinhas, malmequeres, rosas brancas e cardo. As flores poderão ser arrumadas em buquês ou guirlandas para o altar ou para o círculo, ou reunidas em uma coroa colocada no alto da cabeça.

Salpique um pouco de sal dentro do círculo e, então, trace-o com uma espada cerimonial consagrada ou com uma vareta, dizendo: COM SAL E A ESPADA CONSAGRADA EU CONSAGRO E TRAçO ESTE CíRCULO DO SABBAT SOB O NOME DIVINO DA DEUSA E SOB A SUA PROTEçãO. INICIA-SE AGORA ESTE RITUAL DO SABBAT.

Acenda a vela e o incenso. Toque três vezes o sino do altar com a mão esquerda para iniciar o Ritual do Equinócio e conjurar os espíritos elementais. Pegue o punhal com a mão direita, volte-se para o leste e diga: OH SAGRADOS SILFOS DO AR E REIS ELEMENTAIS DO LESTE, EU VOS CONJURO E ORDENO A VIR E PARTILHAR DESTE RITUAL DO SABBAT NESTE CíRCULO CONSAGRADO.

Volte-se para o sul e diga: OH SAGRADAS SALAMANDRAS DO FOGO E REIS ELEMENTAIS DO SUL, EU VOS CONJURO E ORDENO A VIR E PARTILHAR DESTE RITUAL DO SABBAT NESTE CíRCULO CONSAGRADO.

Volte-se para o oeste e diga: OH SAGRADAS ONDINAS DA áGUA E REIS ELEMENTAIS DO OESTE, EU VOS CONJURO E ORDENO A VIR E PARTILHAR DESTE RITUAL DO SABBAT NESTE CíRCULO CONSAGRADO.

Volte-se para o norte e diga: OH SAGRADOS GNOMOS DA TERRA E REIS ELEMENTAIS DO NORTE, EU VOS CONJURO E ORDENO A VIR E PARTILHAR DESTE RITUAL DO SABBAT NESTE CíRCULO CONSAGRADO.

Toque três vezes o sino e coloque-o de volta no altar. Estique o braço direito, aponte a ponta do punhal para o céu e diga: AR, FOGO, áGUA, TERRA, VENTRE DA VIDA, MORTE PARA RENASCER. A GRANDE RODA DAS ESTAçõES GIRA, O FOGO SAGRADO DO SABBAT QUEIMA. SOMOS TODOS CRIANçAS DA DEUSA. E PARA ELA DEVEMOS RETORNAR.

Mergulhe a lâmina do punhal no cálice com água e, depois, no prato de sal, pó ou areia e diga:ABENçOADA SEJA A DEUSA DO AMOR, CRIADORA DE TODAS AS COISAS SELVAGENS E LIVRES. O CALOR DO VERãO DEVE AGORA TERMINAR. A GRANDE RODA SOLAR GIROU NOVAMENTE. QUE ASSIM SEJA!

Toque três vezes o sino do altar para encerrar o rito, afaste os espíritos elementais e agradeça à Deusa. Desfaça o círculo de maneira levógira com a espada cerimonial ou com a vareta.

Ritual de Mabon…


Olá…




O meu dia começou cedo, acordei com o som dos pássaros na minha janela. Eles estão felizes hoje. Ficaria feliz se eles me dissessem que iria chover. O tempo está muito seco, mas pelo visto, setembro será exatamente assim: seco. E antigamente aqui em São Paulo, setembro era o mês das águas. Mas graças a nós mesmos tem muita coisa mudando no clima, infelizmente.

Bem, vou tomar um banho com ervas pra começar bem o dia. Depois vou escolher um incenso de ervas (sete ervas) uma vela amarela e uma música para “iluminar” minha mente e minha alma. Porque hoje eu vou escrever o meu ritual.

Você já escreveu um ritual? Esse será o primeiro que vou escrever e que bom que será Mabon porque é um dos rituais mais harmoniosos e agradáveis. Quero começar com uma prece.

Ah! Se você pretende escrever seu ritual, saiba que precisa pesquisar sobre o equinócio, entendê-lo e ler outros rituais antes de começar a fazer o seu. Eu fiz isso. Li várias e fui colhendo (até porque é tempo da segunda colheita) diversas informações até chegar ao que eu pretendia.

Lembre-se que o Mabon é tempo de colher o que você plantou até aqui e também é tempo de começar a preparar as sementes para o plantio. É plantando que se colhe e é colhendo que se retribui o dom da vida.Lindo isso, não acha?

Para este ritual, uma cesta com pão e vinho, frutas da estação e muitas folhas e galhos secos. Tudo isso será colocado no centro do altar e ao seu redor estarão as velas verdes e marrons.

Para começar, irei invocar as quatro direções com sal, vela, incenso e água que estarão no altar para representar os elementos mágicos ao lado das velas verde, vermelho, amarelo e azul.

Eu vou acender uma vela vermelha para dar inicio a invocação da Deusa.

“Deusa e Senhora de todas as coisas naturais

Senhora da Magia, Rainha dos Deuses

Lanterna da noite

Criadora de tudo o que é silvestre e livre

Mãe de homens e mulheres

Amante do Deus Cornudo e protetora de todos os seres vivos

Eu peço sua presença junto a nós nessa celebração

Junte-se a nós para que juntos sejamos um

E sendo um, a magia esteja completa


Em seguida, acenderei uma preta vermelha para invocar o Deus.


Deus e senhor de todas as coisas naturais

Senhor da Magia, Rei dos Deuses,

Senhor do Sol, do dia, da luz sagrada que ilumina a vida

Mestre de tudo o que é silvestre e livre

Pai dos homens e mulheres

Amante da Deusa Lua e protetor dos pagãos

Eu peço sua presença junto a nós nessa celebração

Junte-se a nós para que juntos sejamos um

E sendo um, a magia esteja completa.


Em seguida vou espalhar folhas secas pelo altar e dentro do grande círculo enquanto digo.


Folhas caem

O dia esfria

A Deusa puxa seu manto sobre a Terra a seu redor

Enquanto você, ó Grande Sol, caminha em direção ao oeste

envolto pelo frescor da noite onde sua amada espia seus passos

As frutas amadurecem

As sementes caem

As horas do dia e da noite se equilibram

Ventos frios sopram pelas quatro direções

Anunciando a todos que a vida continua

Pois não há vida sem a morte

E não há morte sem o dia seguinte

A roda do ano segue sua sina

Muitas vezes mais irá girar

E nós iremos interromper nosso passos para celebrar

Mabon chegou, é tempo de colher nossos frutos

É tempo de preparar nossas sementes

Agradecer pelo que colhemos e por tudo que ainda iremos semear

Que a vida nos brinde sempre com essa dádiva


Vou acender as velas ao redor da cesta e repartir o pão entre os convidados, dizendo:


Ó grandiosa Deusa da fertilidade, semeei e colhi

Os frutos dos meus atos,

E mesmos certos ou errados são meus e os reconheço aqui e agora

Conceda-me coragem para seguir plantando as minhas sementes

Com prazer, afinco e determinação

Que não me falte forças para seguir adiante

Que os segredos e mistérios sejam sons de fáceis compreensão

Uma música que guia meus movimentos como se a vida

fosse uma dança cósmica

Blessed be


Vou distribuir o vinho nos cálices dos meus convidados dizendo


Grande Senhor das fortes pegadas rumo ao oeste

que esse líquido seja consagrado em teu nome

Que no ano vindouro, tua luz ilumine as trilhas por onde eu passar

E que eu reconheça em cada gesto, em cada olhar

Um pouco de Ti

Eu saberei de teus passos todos os dias

pois as folhas de Mabon me avisarão de teu destino

Blessed be


Beberemos e comeremos em nome do Deus e da Deusa


Ps. Eu resolvi que darei sementes de presente nesse ritual. Elas deverão ser guardadas o ano inteiro para que a gente sempre se lembre que é preciso semear para colher e colher para que voltemos a semear.Grande ensinamento esse. Um dos mais importantes.


Então, se quiser receber sementes de presente, me peça, eu terei o maior prazer em enviá-las para você.


Também vou preparar um chá numa cerimônia após o Ritual que terá inicio às 13 horas com uma caminhada por praças e jardins. Quero colher folhas e galhos. As ervas dessa estação são: flor de laranjeira, folhas de amora, folhas de limão, gotas de limão, folhas guaco, hortelã menta, canela em pau, erva doce e sementes de maçã.


Desejo a todos vocês uma excelente semana e que as forças do Equinócio seja sentida em cada um de vocês…


Beijitos

Francy´s